Especialidades

SubMenu
O que é?

Criado pelo alemão Joseph Pilates (1883 – 1967), o Pilates é um sistema de exercícios físicos que tem como objetivo fortalecer os músculos, reeducar a postura e melhorar
tanto a flexibilidade do corpo quanto a consciência corporal.

Joseph Pilates tinha conhecimento em Anatomia, Fisiologia Humana e Medicina Oriental. Com influências de Yoga, Artes Marciais e Meditação misturadas às experiências pessoais de superação de limites físicos, ele criou mais que um método: é uma filosofia de treinamento de equilíbrio entre corpo e mente, visando conseguir um controle preciso do corpo.

O sistema de exercícios e os equipamentos começaram a ser desenvolvidos ainda na I Guerra Mundial, quando Joseph Pilates trabalhou na recuperação dos feridos e utilizou as molas das camas para a realização de exercícios. Joseph observou que a recuperação dos feridos era mais rápida quando eles faziam os exercícios de reabilitação ainda hospitalizados.

Em 1923, Joseph Pilates mudou-se para Nova Iorque, onde abriu seu primeiro estúdio.
Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir da década de 1940.

O trabalho de Joseph Pilates ganhou maior visibilidade e conhecedores após muitos de
seus alunos abrirem seus próprios estúdios e difundirem sua técnica, gerando importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento de seu Método. No Brasil, o primeiro estúdio de Pilates foi aberto em 1991.